Alta Vista Oftalmologia

Lentes de Contato

O uso de lentes de contato é uma forma eficiente para corrigir a visão, quando feito com cuidado e supervisão apropriados.

A Altavista não vende lentes de contato. O oftalmologista realiza o processo de adaptação de lentes de contato. O hospital possui toda estrutura física e materiais necessários para que seja possível o desenvolvimento do processo, oferecendo um ambiente dentro das normas de higienização, segurança no treinamento com colaboradores capacitados e acompanhamento pelos oftalmologistas.

O processo de adaptação de lentes de contato é um ato médico, respaldado pelo Conselho Federal de Medicina e com resolução própria que dispõe sobre a indicação, a adaptação e o acompanhamento do uso de lentes de contato. Clique aqui para acessar a RESOLUÇÃO CFM nº 1.965/11.

O processo de adaptação de lentes de contato que oferecemos consiste em:

  • Exame oftalmológico;
  • Exames complementares quando houver indicação médica;
  • Testes que podem ser desde um até vários, que podem durar de uma hora até vários dias, na busca pela lente de contato que melhor se adapte a um determinado olho;
  • Encontrada a lente que oferece conforto, boa acuidade visual e baixo risco de danos à córnea, o paciente recebe treinamento quanto ao manuseio e aos cuidados de limpeza e desinfecção e é orientado quanto à forma de uso, determinada  pelas condições do seu olho e tipo de lente;
  • Orientações diante de sintomas de forma a reconhecer os primeiros sinais de complicação com o uso das lentes;
  • Período de descarte das lentes;
  • Procedimento para reposição de lentes de contato;
  • Periodicidade dos retornos e novas consultas médicas;

  • A lente de contato correta e bem adaptada deve oferecer ao paciente: cobertura total da córnea, boa centralização e flutuação, visão estável e sem oscilações, conforto, boa resposta fisiológica (olhos claros sem alterações).

    Tipos de lentes de contato

    Existem lentes feitas com materiais diferentes, podendo ser rígidas ou gelatinosas.

    Lentes de contato gelatinosa

    Feitas com material maleável, que permitem boa permeabilidade ao oxigênio. Podem ser usadas por pessoas que tenham miopia, hipermetropia e até astigmatismo. Entretanto, se o grau for muito alto, é necessário verificar junto ao seu oftalmologista a necessidade de utilizar o modelo de lentes rígidas.

    Lentes de contato rígida

    Feitas com materiais não flexíveis e normalmente usada para graus mais altos. Proporcionam, em geral, melhor nitidez visual, mais saúde para os olhos e maior durabilidade e facilidade de manutenção.

    Lentes de contato escleral

    As lentes esclerais são lentes de diâmetro grande e se apoiam na parte branca do olho (esclera) e não na córnea.
    A esclera é muito menos sensível que a córnea.

    A adaptação de lentes de contato se inicia no momento em que o usuário em potencial realiza a consulta oftalmológica e se estende durante todo o período em que o paciente for usuário dessas lentes. São necessários retornos e novas consultas periódicas com o oftalmologista para que o usuário utilize as lentes dentro das melhores condições de segurança possíveis.

    O uso de lentes é uma forma de parceria com o oftalmologista, em benefício da visão. Essa parceria envolve uma consulta completa, orientação quanto ao tipo de lentes mais adequado, testes de adaptação, fornecimento de lentes, instruções quanto ao manuseio, limpeza, assepsia das lentes e retorno para avaliação a fim de verificar se as lentes estão bem adaptadas.

    Abrir bate-papo
    Olá, como posso ajudar?