O ceratocone é uma é uma doença não-inflamatória progressiva do olho na qual mudanças estruturais na córnea (que alteram sua biomecânica – resistência e elasticidade) a tornam mais fina e modificam sua curvatura normal (praticamente esférica) para um formato mais cônico. O afinamento e deformação progressiva desta membrana, leva ao aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo irregular e acentuada baixa da acuidade visual.
O ceratocone costuma aparecer na adolescência e progredir até os 30-45 anos de vida, quando então se estabiliza. A causa é desconhecida, mas as pessoas são mais propensas a desenvolver se tiverem um dos seguintes fatores: um membro da família que tem ceratocone, tendência a desenvolver diversos tipos de alergia (muitas vezes chamado de atopia) e tendência a esfregar bastante os olhos.
O diagnóstico definitivo do ceratocone é feito no exame clínico oftalmológico, como acuidade visual, refração, a topografia corneana, tomografia corneana a paquimetria corneana.
O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados e principalmente preservar a saúde da córnea. As alternativas de tratamento de modo geral são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias. O acompanhamento constante da doença é importante, pois o ceratocone é uma doença progressiva.
Óculos: A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos, principalmente nos casos iniciais da doença, quando o astigmatismo irregular ainda é baixo e é possível obter uma acuidade visual aceitável.
Lentes de contato: A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa, geralmente são utilizadas lentes de contato rígida, hibridas ou gelatinosas especiais para ceratocone que procura proporcionar a melhor acuidade visual, principalmente assegurar a saúde fisiológica da córnea, melhorando sua curvatura.
Cirurgias: O tratamento cirúrgico do ceratocone é indicado com o objetivo de melhorar a visão e permitir reabilitação visual e para estabilizar a progressão da doença. O tratamento cirúrgico era exclusivamente o Transplante de Córnea até meados dos anos 1990. Entretanto, há cirurgias alternativas que podem ser indicadas para o ceratocone com diferentes objetivos em diferentes fases da doença, como o crosslinking e o implante de anel de ferrara.