A miopia é um erro refrativo que ocorre quando o globo ocular é muito comprido, ou a córnea muito curva, fazendo com que os raios de luz focalizem antes da retina. Sendo assim, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal, quando o correto seria a formação da imagem ocorrer na retina.
Os principais sintomas são:
Vista embaçada quando olha para objetos distantes
Dores de cabeça durante o dia ou enquanto se executa alguma atividade
Fadiga excessiva por forçar a visão
Visão embaçada quando olhando objetos distantes
Necessidade de apertar os olhos para enxergar com clareza
O principal motivo de surgimento da miopia é a hereditariedade. Além disso, hoje, acredita-se que o estresse visual excessivo e prolongado decorrente de atividades que exijam um maior uso da visão de perto possa estar associado a um fator de risco para o desenvolvimento da miopia.
O diagnóstico é feito em consulta com oftalmologista. No consultório o médico efetuará exame clínico para identificar esse tipo de problema. Alguns exames que podem ser realizados para diagnóstico: exame de Refração, ceratometria, Topografia da córnea e Teste de Acuidade Visual.
A miopia pode ser corrigida com óculos, essencialmente, até aos quinze anos de vida, podendo a partir desta idade também ser tratada com lentes de contato. A correção da miopia através de cirurgia refrativa também é possível depois dos vinte anos e caso a miopia esteja estabilizada (veja mais em tratamento cirúrgico).