Alta Vista Oftalmologia

Cirurgias

Cirurgias

Ver sobre
Agendamento On-line

24 horas

O que é

O Crosslinking do colágeno é uma técnica utilizada para estabilizar o ceratocone, impedindo ou diminuindo a progressão do mesmo. Através deste método, ocorre a formação de ligações covalentes entre as fibras de colágeno que compõe o estroma corneano (estrutura da córnea). Estas novas ligações aumentam a rigidez da córnea, tornando-se mais resistente e dificultando a progressão do ceratocone.

Como é feita

O epitélio da parte central da córnea é retirado através de um processo de raspagem e gotas de colírio de Riboflavina (Vitamina B12) são aplicadas várias vezes na superfície da córnea, até que haja impregnação corneana do colírio. A seguir, o paciente é colocado deitado sob um microscópio cirúrgico, tendo as pálpebras imobilizadas por um afastador especial (blefarostato) e a seguir, após a calibração do aparelho que emite a radiação Ultravioleta A de 370nm é aplicada sobre a superfície da córnea embebida pela Riboflavina. O procedimento termina com a colocação de uma lente de contato terapêutica que servirá como um “curativo” enquanto o epitélio cicatriza.

A córnea, através do Crosslinking, tem sua resistência e rigidez aumentada tão logo termina a aplicação da luz ultravioleta e esta resistência se acentua ainda por alguns dias após o término do procedimento.

Indicação

É indicado no tratamento do ceratocone progressivo e da ectasia (distensão da córnea) pós-cirurgia refrativa. Atualmente o Crosslinking pode ser usado como terapia coadjuvante quando indicado implante de anel intracorneano.

Abrir bate-papo
Olá, como posso ajudar?