Alta Vista Oftalmologia

Agendamento On-line

24 horas

O que é

O transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea doente de um paciente, de forma total ou parcial, por uma córnea doadora saudável. O objetivo é melhorar a visão do paciente ou corrigir quadro de perfurações oculares que podem causar a perda anatômica e funcional do olho.

Como é feita

O transplante da córnea pode ser realizado por meio de duas técnicas cirúrgicas: a penetrante e a lamelar.

Na técnica penetrante, toda a espessura da córnea é substituída. Com o auxílio de uma lâmina (trépano), é feito um corte circular de cerca de 8 a 9 milímetros de diâmetro para remover o tecido. Em seguida, pinças posicionam cuidadosamente a nova córnea doada, fixando-a por meio de pontos de náilon, menores do que um fio de cabelo. O procedimento é indolor e é aplicado anestesia no local.

A técnica lamelar, apenas uma parte da córnea é removida, preservando outros componentes do tecido corneano. Para cirurgias de ceratocone, é indicado o chamado transplante lamelar anterior, no qual é removida apenas a camada mais externa da córnea (estroma), mantendo o endotélio do paciente. O procedimento é menos invasivo, e diminui as taxas de rejeição da córnea doada.

O oftalmologista irá indicar a técnica mais adequada para tratamento, dependendo da irregularidade da córnea ou do estágio da doença.

Indicação

É indicado em casos de ceratocone, ceratopatia bolhosa, úlcera de córnea, leucomas corneanos, herpes ocular, entre outros.

Olá, como posso ajudar?