As lentes de contato podem ser utilizadas com finalidade estética, para mudar a cor dos olhos ou substituir os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Também são indicadas para albinos ou pessoas que têm cicatriz aparente na córnea ou opacidade total em casos de ausência ou perda da íris. As lentes também são utilizadas com finalidade terapêutica, no tratamento de doenças da córnea, como por exemplo, ceratocone ou após alguns procedimentos cirúrgicos.
A Altavista Oftalmologia oferece aos pacientes o processo de adaptação de lentes de contato. Com a ajuda de um profissional capacitado, o paciente realizará testes preliminares para escolha da lente mais adequada e treinamento para uso correto, cuidados e remoção.
A Adaptação de Lentes de Contato é um ato médico, pois envolve o contato direto das lentes sobre a córnea e pode interferir significativamente em seu metabolismo, o que, na prática, pode resultar em complicações oculares. Portanto, o Oftalmologista é o profissional preparado para realizar a adaptação das suas lentes com critério e segurança. Por esse motivo, o paciente deve estar ciente de que será examinado para saber se é portador de alguma alteração ocular que impeça ou interfira no uso das lentes. Além disso, serão analisadas várias características oculares para que seja escolhida a lente mais adequada para o seu caso.
Adaptação das lentes de contato inicia-se no momento em que o paciente realiza a consulta oftalmológica e se estende durante todo o período em que pretende fazer uso das lentes. São necessários retornos e novas consultas periódicas com o oftalmologista para que o usuário possa fazer uso das lentes dentro das melhores condições e não pare de usá-las por falta de acompanhamento adequado.
Tipos de lentes de contato
Existem lentes feitas com materiais diferentes, podendo ser rígidas ou gelatinosas.
Lentes de contato gelatinosa
Feitas com material maleável, que permitem boa permeabilidade ao oxigênio. Podem ser usadas por pessoas que tenham miopia, hipermetropia e até astigmatismo. Entretanto, se o grau for muito alto, é necessário verificar junto ao seu oftalmologista a necessidade de utilizar o modelo de lentes rígidas.
Lentes de contato rígida
Feitas com materiais não flexíveis e normalmente usada para graus mais altos. Proporcionam, em geral, melhor nitidez visual, mais saúde para os olhos e maior durabilidade e facilidade de manutenção.
Lentes de contato escleral
As lentes esclerais são lentes de diâmetro grande e se apoiam na parte branca do olho (esclera) e não na córnea. A esclera é muito menos sensível que a córnea.
O uso de lentes é uma forma de parceria com o oftalmologista, em benefício da visão. Essa parceria envolve uma consulta completa, orientação quanto ao tipo de lentes mais adequado, testes de adaptação, fornecimento de lentes, instruções quanto ao manuseio, limpeza, assepsia das lentes e retorno para avaliação a fim de verificar se as lentes estão bem adaptadas.